Cancelar busca

Localização

Você procura um imóvel para?

Estágio do empreendimento

  • Dormitórios

    Qualquer quantidade

  • Valor e Metragem

    • De R$ 350.000 até qualquer valor

    • De 20 m2 até qualquer metragem

Veja o que encontramos

Área privativa

ABECIP

Sigla de Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. Criada em 1967, essa entidade ajuda a construir um sistema de crédito forte e estável, por meio de pesquisas, estudos, associações, oferta de cursos, etc.

Acabamento (fase de)

No setor de construção civil é o momento de finalização da obra, onde serão instalados os vidros, esquadrias, portas, armários, etc. Também é nesse estágio onde são feitos os revestimentos (paredes – pintura - e pisos).

ADEMI

Sigla de Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário. Essa organização visa promover diálogos entre as pessoas físicas e jurídicas envolvidas em construções e comercializações de imóveis.

Administração regional ou subprefeitura

É um órgão público vinculado à prefeitura que fica encarregado de assuntos específicos, que dizem respeito a cada bairro/região da cidade em questão. Quem gerencia é um subprefeito.

Administrador ou Gestor de Ativos

Pessoa responsável por administrar as documentações presentes nos fundos de investimento. Também é função do gestor de ativos analisar rentabilidades e riscos de cada ativo financeiro, para escolher o de perfil mais adequado.

Administradora condominial

Empresa que presta assessoria ao sindico do condomínio (aspectos legais e administrativos).

Agente financeiro

Entidade pública ou privada que compõe o Sistema Financeiro Nacional. Possui como ofício coletar, intermediar e aplicar recursos financeiros próprios ou de terceiros na construção civil. Os processos necessitam de aprovação do Banco Central.

Alienação fiduciária

Ação de transferir um bem móvel ou imóvel para outra pessoa, física ou jurídica, como forma de garantia de uma dívida. Quando o pagamento for finalizado, o imóvel volta para o proprietário original.

Aluguel

Ato de usufuir de algum bem móvel ou imóvel por um determinado período de tempo, geralmente dado em contrato, em troca de um valor estipulado pelo proprietário desse bem. Essa quantia estabelecida entre as partes envolvidas no processo de locação é o aluguel.

Alvará

Documento oficial que permite o exercício ou prática de certas atividades. No segmento da construção civil, ele licencia a construção de um dado projeto aquitetônico.

Alvará de licença

Documento emitido por órgão competente que autoriza a construção do empreendimento. Sem ele as obras não podem ser iniciadas.

Alvenaria (fase de)

Momento estrutural da obra, onde a sustentação é construída, como os muros e paredes de separação dos cômodos.

Amortização

Quando se faz um pagamento parcelado ou parcial de uma dívida.

Apartamento de cobertura

Apartamento no último andar de um edifício.

Apartamento dúplex

Apartamento com dois andares.

Apartamento modelo decorado

Bastante utilizado no stand de vendas dos lançamentos imobiliários, é um apartamento decorado com móveis e utensílios, usado como meio de apresentação de como ficará o resultado do empreendimento.

Apartamento tríplex

Apartamento com três andares.

APROV

Departamento responsável por aprovar, analisar e referenciar as licenças solicitadas para construções, reformas ou reconstruções de edificações de médio a grande porte.

Aprovação de projeto

Aval que concede ao projeto legalidade para que seja construído pela incorporadora e/ou construtora.

Área computável

Soma das áreas que serão utilizadas na construção do edifício de forma que haja o melhor aproveitamento do terreno. Essa porcentagem da área computável, que define a extensão da área onde pode ou não ser realizada a obra do prédio ou casa, varia de acordo com o município, pois o órgão competente estabelece diretrizes em seu plano diretor, que trata do percentual, da altura permitida para as construções, o que realmente entra no cálculo (pois, às vezes, as sacadas não são somadas, por exemplo), etc.

Área comum

Espaços que são de uso comum para todos os moradores, como corredores, hall de entrada, salão de festas, entre outros.

Área de construção

Soma das áreas de todos os andares do edifício.

Área de serviço

Espaço que é considerado como a ‘lavanderia’ do imóvel.

Área edificada

Área total coberta do empreendimento.

Área não-computável

Áreas que não fazem parte do cálculo do lugar máximo permitido para a construção, dentro do terreno. Entretanto, essas medidas são consideradas na soma da área total.

Área nobre

Espaço planejado, com um padrão elevado de infraestrutura.

Área privativa

Espaço exclusivo e privado do imóvel, que pertence ao proprietário.

Área total

Somatória do espaço privativo com a área comum que envolve os condomínios.

Área total de prefeitura

Soma das áreas computáveis e não-computáveis do empreendimento.

Área útil

Resultado da soma das áreas do piso dos cômodos de um imóvel, sem acréscimo das medidas das paredes.

Área verde

Espaço verde do empreendimento, com vegetação e paisagismo.

Arquiteto ou arquiteta

Pessoa com formação em Arquitetura e Urbanismo. É responsável pelo projeto da construção e também pela reforma de edificações. Arquitetar cidades, por exemplo, para torná-la mais acessível às pessoas com dificuldades de locomoção também é uma possibilidade no ramo.

Arquiteto paisagista

Profissional que desenha e acompanha o desenvolvimento das paisagens decorativas. Os mais comuns são de jardins e parques.

Arrendar

Pode ser compreendido como alugar um imóvel, embora no português de Portugal o termo seja mais direcionado a bens imóveis (casa, apartamento), enquanto "alugar" é mais utilizado para se referir a bens móveis, como carro, bicicleta, etc. Aqui no Brasil, eles podem ser usados como sinônimos devido à tradição da linguagem oral de usar o verbo "alugar" para todas essas ações de locação.

AsBEA

Sigla de Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.

Assembleia de instalação do condomínio

Reunião inaugural de condôminos. Nela também comparecem representantes da incorporadora e/ou construtora do empreendimento.

Assembleia Geral

Em um condomínio, a assembleia geral é entendida como o encontro dos moradores que, por meio de uma pauta definida previamente, discutirão sobre os assuntos gerais de interesse comum. O que for decidido valerá para todos os condôminos.

Ata

Resumo das decisões e assuntos discutidos em uma reunião ou assembleia.

Ático

Em um imóvel, refere-se ao último andar do edifício, que não é habitável.

Autor do projeto

Arquiteto ou engenheiro responsável pela concepção do projeto da obra.

Aval

Garantia de pagamento de um título ou nota promissória, por exemplo.

Avaliação

Na construção civil, avaliação é o processo que determina o valor qualitativo ou monetário de algum imóvel, assim como sua hipoteca.

Averbação

Nota emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis competente que atesta as alterações pelas quais o imóvel ou proprietário passaram, sendo o primeiro considerado uma averbação objetiva e o segundo subjetiva. Como exemplo, pode-se citar a mudança de nome devido a um casamento ou divórcio.

Voltar ao topo