Qual a diferença entre fundos de investimento e fundos imobiliários?

Embora ambos sejam veículos de investimento coletivo, Fundos de Investimento (FI) e Fundos Imobiliários (FIIs) possuem diferenças fundamentais: 

• Ativos Alvo: 

Fundos de Investimento (FI): Investem em uma ampla gama de ativos financeiros, como ações, títulos de renda fixa (CDBs, LCIs, CRIs, debêntures), derivativos, moedas, entre outros. O foco é diversificado e pode abranger diferentes mercados. 

 Fundos Imobiliários (FIIs): São especializados no setor imobiliário. Investem predominantemente em imóveis físicos (prédios comerciais, shoppings, galpões logísticos) ou em títulos e valores mobiliários relacionados ao mercado imobiliário (CRIs, LCIs). 

• Rentabilidade e Distribuição: 

Fundos de Investimento (FI): A rentabilidade é dada pela valorização das cotas e pode ser reinvestida no próprio fundo. A distribuição de lucros não é obrigatória e depende da política do fundo. 

Fundos Imobiliários (FIIs): São obrigados por lei a distribuir no mínimo 95% do lucro líquido apurado, semestralmente, sob a forma de rendimentos (dividendos), que geralmente são pagos mensalmente e são isentos de Imposto de Renda para pessoa física (sob certas condições). 

• Liquidez e Negociação: 

Fundos de Investimento (FI): A liquidez varia conforme o tipo de fundo, mas o resgate das cotas é feito diretamente com o administrador do fundo, seguindo prazos de cotização e liquidação. 

Fundos Imobiliários (FIIs): As cotas são negociadas na bolsa de valores (B3) como ações, o que lhes confere maior liquidez diária, dependendo do volume de negociação do fundo. 

Em resumo, FIs são mais genéricos e diversificados em ativos, enquanto FIIs são focados no mercado imobiliário, com a particularidade da distribuição regular de rendimentos isentos de IR. 
 

Esse artigo foi útil?

Esse artigo foi útil?
Use as setas para selecionar
Aperte enter ↵ para enviar

Avaliação de conteúdo não é permitida à administradores

Navegue pelas categorias